Pomada anestésica, conheça seus benefícios

Você sabia que existem alguns medicamentos de uso tópico que podem ser utilizados para aliviar dores em diferentes procedimentos ou até mesmo quando sofremos uma queimadura? Estamos falando da pomada anestésica. Descubra tudo sobre ela:

Criada com compostos analgésicos, esse tipo de produto é eficaz pois impede que os impulsos nervosos transmitam os sinais de dor, deixando a área onde ela é aplicada amortecida temporariamente. Ou seja, bloqueando toda a dor.

Uma das mais famosas pomadas deste tipo é a pomada com xilocaína. Já ouviu falar nesse tipo de medicamento? Não? Então confira esse texto. Aqui, você vai descobrir tudo o que precisa para viver com menos dor.

Pomada com xilocaína

A pomada com xilocaína é, como comentamos há pouco, um medicamento de uso tópico com efeito anestésico, ou seja, capaz de bloquear a dor no local onde é aplicado graças à lidocaína, seu princípio ativo.

Esse medicamento, por bloquear a dor na pele e nas mucosas, é muito utilizado em uma variedade de processos, mas principalmente na odontologia, por fazer efeito rapidamente. Quando aplicada, a pomada com xilocaína amortece a região bucal entre 30 segundos e dois minutos. Ela é utilizada também no pós-operatório odontológico.

As razões que tornam a pomada com xilocaína uma boa opção na odontologia é porque ela é capaz de reduzir a dor provocada pelo uso de agulhas na boca, mesmo em crianças.

A pomada com xilocaína é capaz, também, de anestesiar a região da gengiva e reduzir o período em que a pessoa sente dor após alguns procedimentos, como a remoção dos terceiros molares

Além do uso em consultórios odontológicos, a pomada com xilocaína é utilizada para tratar pequenas queimaduras, feridas, abrasões, herpes e picadas de insetos, reduzindo a dor provocada por esses incidentes.

Como a pomada com xilocaína é utilizada

Para que tenha o efeito desejado, a pomada com lidocaína precisa ser utilizada da forma correta: cobrindo toda a área afetada. O medicamento deve ser reaplicado sempre que necessário, mas sem superar a quantidade diária indicada pelo médico, para evitar reações provocadas pelo excesso do uso do produto.

Em exames feitos via endoscópica, a pomada com xilocaína é muito utilizada para anestesiar a região bucal e facilitar a realizada do teste. A aplicação do produto é feita no tubo que será utilizado.

Já no tratamento de regiões feridas, a aplicação é feita com a ajuda de uma gaze estéril, colocada delicadamente em regiões danificadas ou queimadas, para não piorar o efeito provocado pelo incidente e reduzindo a dor.

Além destes usos, a pomada com xilocaína pode ser utilizada também por lactantes, para amenizar a dor provocada pela amamentação. Aqui, a pomada é aplicada com a ajuda de uma gaze esterilizada e retirada, com a lavagem das mamas, antes de alimentar o bebê.

Quando aplicada corretamente, a pomada com xilocaína tem efeito rápido, agindo entre 1 a 5 minutos depois de em contato com a pele, e pode amortizar a pele contra os impulsos dolorosos por um período que vai de dez a 15 minutos.

Acesse nosso blog para ler mais dicas e artigos.