Locação de equipamentos pode beneficiar a empresa na declaração de imposto

A declaração de imposto sempre deixa pessoas jurídicas e físicas um pouco apreensivas, já que pode significar uma cobrança e a Locação de equipamentos pode ser a ajuda que estava faltando para uma boa dedução.

Normalmente, as pessoas acham que a locação de equipamentos demonstra que a empresa está investindo algo e, dessa forma, pode ocorrer uma cobrança.

locação de equipamentos

O que nem todos sabem é que pode acontecer exatamente o contrário e o aluguel de ferramentas ser contado para a dedução!

Sem dúvida, esse é o motivo que faltava para você escolher a locação de equipamento e parar de gastar dinheiro à toa com a compra.

Por que a locação de equipamentos pode ajudar na declaração de imposto?

Como mencionado, o mais comum é que as pessoas associem a locação de equipamentos a uma categoria chamada “investimento”. Sendo assim, a empresa está investindo em seu serviço e, por isso, tem de fazer a declaração do aluguel de máquinas como CAPEX.

No entanto, a verdade é que a locação, nesses casos, pode ser classificada como gasto operacional, uma vez que é mesmo um gasto relacionado ao andamento da atividade operacional da empresa.

Sendo assim, ela é um gasto e pode ser deduzida, sendo classificada na declaração como OPEX. Isso é muito mais benéfico para a empresa e, dessa forma, não é preciso ter receio de procurar pela locação de equipamentos.

Como ter certeza de que o aluguel de ferramentas está sendo declarado da forma correta?

Se for a primeira vez que a locação de equipamentos está sendo feita, é natural que a empresa tenha dúvidas com relação a como declarar. Por isso, pode ser interessante contar com a assistência de um contador, caso a empresa ainda não tenha um.

Leia também:  Locação de equipamentos: qual é a diferença entre o andaime de móveis e o andaime fachadeiro?

Se a empresa que está contratando a locação de equipamento for pequena e não tiver um contador, é possível que o próprio empreendedor faça a declaração de imposto, mas lembrando sempre de ter a certeza de estar escolhendo CAPEX em vez e OPEX na hora de colocar as informações.

Pessoas físicas que contratam locação de equipamentos precisam colocar no imposto?

Foi falado agora de despesas operacionais, mas é claro que isso só serve para pessoas jurídicas e não pessoas físicas.

Sendo assim será que as pessoas físicas precisam citar em sua declaração de imposto de renda que elas alugaram um equipamento?

Sim, é preciso citar isso e, para ter a certeza de que se está colocando todas as informações nos campos corretos, pode ser recomendado pedir a orientação de um profissional.

Vale dizer que todos, pessoas jurídicas e pessoas físicas, têm de se recordar de pedir à locadora o comprovante que mostra todas as informações financeiras. Afinal, esse é um documento que pode ajudar quem contratou locação de equipamentos na hora de confirmar à Receita Federal o quanto foi pago.

É importante salientar que não é o bastante ter o contrato: no caso da declaração de imposto, o comprovante fiscal é indispensável.

Leia mais no blog.