Próteses Protocolo sob implantes

As próteses Protocolo sob implantes, atualmente é um dos principais avanços da odontologia restauradora para a recuperação dos dentes perdidos e a recuperação do sorriso. Você sabe o que é próteses Protocolo sob implantes? Caso a sua resposta seja não, não deixe de conferir mais sobre o processo e sua relação com os implantes dentários.

Prótese Protocolo

Veja qual a diferença entre Próteses sob implantes e implantes dentários

 

Os implantes dentários funcionam como raízes artificiais ou parafusos presos ao tecido do osso, sobre os quais são fixados a prótese sobre implante. Embora a substituição de um dente seja conhecida popularmente como implante dentário, esse tipo de tratamento envolve dois elementos: os implantes dentários que são parafusos de titânio fixado ao osso, já as próteses sob implantes são a coroa dentária fixada sobre o parafuso.

 

A prótese sobre implante pode apresentar algumas vantagens como por exemplo: não soltar durante a mastigação e em diversos casos, proporcionam maior equilíbrio e eficiência mastigatória. Esse tipo de tratamento dentário também pode permitir a você uma melhor fonética devido a prótese ter maior fixação.

 

Quais os tipos de implantes dentários?

 

  • Coroa Unitária

 

É um tipo de prótese que é indicada para a reposição de um dente sobre um implante.

 

  • Prótese Parcial Fixa

 

Essa prótese é para a reposição de mais de um dente sobre implantes, é onde as coroas estão unidas e são apoiadas sobre pelo menos dois implantes. Esse tipo, são indicadas para as áreas onde existem condições ósseas para a colocação de um implante para cada dente que foi perdido.

 

  • Implante dentário com prótese protocolo

 

Esse tipo, são próteses totais, ou seja, reabilitam toda a arcada superior ou inferior apoiadas sobre um conjunto de implantes de forma fixa, dessa forma, as pessoas que as usam, não precisam remover a prótese para a limpeza. Este tratamento é indicado para as pessoas que perderam todos os dentes, tantos os inferiores como os superiores.

Leia também:  Protese dentaria, conheça os cuidados

 

Este tipo de tratamento é realizado em duas fases: a primeira é a fase cirúrgica e a segunda é a protética, com um período de ósseo integração, que ocorre no período de a 6 meses, dependendo das condições ósseas.

 

  • Próteses overdenture

 

Esse tipo de prótese assim como a prótese protocolo, também são próteses totais apoiadas em implantes, porém, a diferença é que essas são removíveis, ou seja, quem a usar, necessita removê-la para a limpeza diariamente, então nesse caso, os implantes ajudam mais na retenção da prótese do que no suporte. Para sustentar uma prótese overdenture é necessário de 2 a 4 implantes, sendo necessário aguardar a integração óssea para ativar o sistema.

Como você viu há uma diferença entre Próteses sob implantes e implantes dentários.  Qual tipo de implante dentário você ficou mais interessado? Viu como são parecidas? A diferença é que o Implante dentário com prótese protocolo não precisam remover a prótese para a limpeza, já Próteses overdenture necessita removê-la para a limpeza diariamente, então nesse caso, os implantes ajudam mais na retenção da prótese do que no suporte.

 

Qual das próteses sob implantes, achou mais interessante?

 

Firsati Sisters blog.